Visitante indigesto, Vitória vence de virada e acaba turno na liderança. O Vitória é campeão simbólico do primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro.
Colaboração de texto e fotos: Roque Mendes/Ass. ECVitória
Confirmando a fama de visitante indigesto, o rubro-negro baiano venceu de virada o Ceará, por 3 a 1, na noite desta sexta-feira, calou o lotado Estádio Presidente Vargas e manteve-se na liderança 44 pontos ganhos, dois a mais que o Criciúma. Na próxima terça-feira, às 19h30, o Vitória jogará em casa contra o Grêmio Barueri.
Mota, cobrando pênalti aos 12 minutos, abriu o marcador para o Ceará. Ainda no primeiro tempo, William empatou e marcou seu quarto gol pelo Vitória em quatro jogos. No segundo tempo, Elton desempatou, e Pedro Ken fechou o marcador, aos 7 e 20 minutos, respectivamente. Foi o sétimo triunfo do Vitória como visitante em 10 jogos – empatou um (0 x 0 com o São Caetano) e perdeu para Criciúma (2 x 1) e Goiás (4 x 3).
Além do título simbólico, o Vitória tornou-se a equipe com maior pontuação do primeiro turno desde que a Série B passou a ser disputada por pontos corridos, em 2006.
O jogo
O Vitória começou o jogo lento e pagou caro. Aos 10 minutos, sofreu o gol. Mota foi derrubado na área pelo zagueiro Victor Ramos, o pênalti foi marcado e o próprio atacante bateu para abrir o marcador. Mesmo longe de repetir as últimas boas atuações, o Vitória chegou ao empate ainda no primeiro tempo. Elton, que disputou seu segundo jogo pelo rubro-negro, cruzou da linha de fundo e o artilheiro William balançou as redes.
No segundo tempo, o Vitória foi soberano. Mostrou que não é líder por acaso, acelerou o ritmo do jogo, envolveu o adversário, e aos 7 minutos já vencia por 2 a 1. No primeiro ataque, o insinuante Willie foi o garçom para Elton finalizar e marcar seu segundo gol pelo rubro-negro em dois jogos.
Depois do susto, com Deola salvando o empate, o Vitória liquidou com o jogo. Num contra-ataque rápido, Pedro Ken recebeu a bola na área, se livrou dos marcadores e assinalou o terceiro gol.
Com o Estádio Presidente Vargas calado, o Ceará ainda tentou reagir, e Deola defendeu com os pés uma bola chutada por Robert. E o artilheiro William, por pouco, não marcou o quarto: cabeceou uma bola no travessão.
Ceará 1 X 3 VITÓRIA - 19ª Rodada da Série B do Campeonato Brasileiro 2012
Local: Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza (CE)
Gols: No 1º tempo, Mota (CEA-pênalti), aos 12min, e William), aos 37min. No 2º tempo, Elton, aos 7min, e Pedro Ken, aos 20min.
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG/Fifa), assistido por Ubirajara Ferraz Jota (PE/CBF-1) e Izac Márcio da Silva Oliveira (RN/CBF-2).
Cartão amarelo: Paulo Sergio, Heleno, Juca (CEA), Victor Ramos, Nino, Uelliton e Tartá (VIT)
Renda: R$316.934,00
Público: 15 mil e 11 pagantes
Ceará - Fernando Henrique; Paulo Sergio, Anderson Marques, Thiego e Márcio Careca; Heleno, João Marcos (Robert), Juca e Bruninho (Robston); Mota e Itamar. Técnico: Paulo César Gusmão
Vitória - Deola; Nino, Gabriel, Victor Ramos e Gilson; Uelliton (Rodrigo Mancha), Michel, Pedro Ken e Willie (Rodrigo Costa); William e Elton (Tartá). Técnico: Paulo César Carpegiani
Nenhum comentário:
Postar um comentário